60 segundos para fazer a diferença!

currículos

Vamos nos colocar por um instante no lugar de um recrutador. De alguém que precisa contratar um profissional para uma vaga e invariavelmente enfrenta o mesmo cenário: pouco tempo para decidir e muitos currículos para examinar.

Quando o recrutador se defronta com uma pilha de currículos para a triagem inicial, ele precisa em pouco tempo identificar os pontos chave em cada CV para rapidamente decidir se aquele candidato atende ou não às expectativas para o cargo.

Pode parecer um pouco injusto, e é!

Avaliar um profissional e um ser humano baseando-se em algumas linhas é na realidade uma arte. Por isto é muito importante a elaboração cuidadosa de nosso currículo de forma a destacar o que é importante.

A primeira triagem da pilha de currículos separa os que merecerão uma segunda olhada e possivelmente uma entrevista, e os que não passarão nem daquela primeira etapa no processo. Em média um recrutador examina cada CV nesta primeira etapa por cerca de no máximo 60 segundos. Este é o tempo do qual o candidato dispões para se vender.

Os pontos principais que o recrutador examina:

• Adequação do objetivo do candidato ao cargo oferecido Um erro comum é colocar objetivos muito díspares entre si (comercial, financeiro, eventos). Outro erro é colocar um objetivo diferente da vaga oferecida. Por melhor que o candidato seja, contratar alguém para uma vaga diferente daquela que o candidato colocou como objetivo é muito arriscado. As chances de o candidato continuar procurando, depois de contratado, por aquilo que realmente o interessa são grandes.

• Experiência acadêmica – a formação e certificações estão em linha com o perfil desejado pela empresa?

• Relevância da experiência profissional do candidato com o perfil procurado pela empresa.

• Adequação dos segmentos de mercado em que o candidato trabalhou com o segmento de mercado da empresa que contrata.

• Para cargos mais altos, qual a contribuição ou realizações trazidas pelo profissional às empresas onde atuou.

• Formatação deve permitir espaço entre os parágrafos para deixar a leitura fácil, clara e agradável.

• Evite aquele longo parágrafo inicial que descreve o perfil comportamental do candidato, do tipo “boa relação inter-pessoal, voltado para resultados, espírito de equipe etc”. Estes são itens subjetivos que somente poderiam ser comprovados no dia a dia da convivência, por isso os recrutadores pouco prestam atenção a isto.

Boa sorte!

Fonte :Blog de Roberto Caldeira

Venha fazer a divulgação de seu currículo para empresas parceiras!

Também faço alteração de layout de seu currículo, quer sabe mais? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *