Como agir no processo de seleção…

Se você chegou à etapa de Entrevista de Emprego significa que já ultrapassou muitos outros candidatos, isso é ótimo! Agora seu desempenho e sua postura influenciarão diretamente na decisão dos selecionadores durante o processo seletivo. Você precisa estar preparado para se expor de maneira competitiva.

Ser educado e gentil com os colaboradores da empresa e com os demais candidatos é fundamental e sinal de respeito. Muitas vezes você é avaliado desde a recepção.

A primeira coisa a ser levada em conta é o horário, seja pontual. Confira com antecedência o caminho que você fará para o local da entrevista. Tenha o cuidado de não chegar na empresa com um período de antecedência muito grande, pois a agenda do selecionador já está organizada para atendê-lo no horário marcado.

Atenção à linguagem não-verbal: ficar olhando no relógio todo o tempo, desviar o olhar e se manter de braços cruzados… isso jamais. Mantenha contato visual com seu entrevistador e não se esqueça: aperto de mão firme.

Sabemos que algumas áreas permitem um perfil mais expansivo na seleção, como Publicidade. O selecionador avaliará o perfil do candidato de acordo com o setor de atuação e a empresa.

De qualquer maneira, alguns fatores te desqualificarão independente do perfil da vaga à que você estiver se candidatando:

Não seja muito prolixo, tomando muito tempo. Há outros candidatos a serem entrevistados. Não fale mal da empresa anterior ou de sua equipe. Não fale mal de outros candidatos. Estas atitudes certamente causarão impacto negativo na sua imagem. Para ter sucesso, você precisa se destacar tendo uma comunicação clara, bem articulada e se mostrar adaptável às situações. Fale pausadamente e exponha ao máximo sua experiência profissional.

Fale apenas coisas positivas. Não faça reclamações, pesares. Procure sempre finalizar suas falas com algo positivo como “e no final do projeto obtivemos sucesso”. Não interrompa o selecionador, saiba ouvir a ele e os demais candidatos. Tenha uma postura séria, seja profissional.

“Por que você quer trabalhar aqui? ”

Faça a lição de casa. Pesquise sobre a empresa com antecedência. Seus valores devem estar alinhados aos valores da empresa. Pesquise qual o setor da empresa, seus serviços ou produtos, seus principais clientes, como é sua gestão, quem são seus concorrentes e etc.

Aproveite e faça perguntas também, demonstrando que você pesquisou e está familiarizado à empresa.

Não minta. Lembre-se que o entrevistador é treinado para notar esses deslizes e ele faz isso o dia inteiro. Não fale gírias ou palavrões. Cuidado para não cometer erros de português.

Cuidado ao se vestir, opte por algo em que você se sinta confortável e aparente estar bem cuidado. Na dúvida, use cores neutras.

Dica: pense com antecedência em situações que você tenha passado por forte pressão ou por momentos difíceis de liderança, trabalho em equipe, etc.  E como reagiu e o que aprendeu em cada uma delas. Caso o entrevistador realize uma entrevista por competências (baseada em situações passadas) essa dica auxiliará bastante.

Lembre-se, o roteiro da entrevista de emprego muitas vezes será em cima do seu currículo. É essencial que você o analise bem e esteja preparado em suas respostas, demonstrando estar pronto para o novo cargo. A palavra-chave é EQUILÍBRIO entre a imagem que você quer passar e o perfil da vaga. Seja verdadeiro e autêntico.

Cinthia Lopes – Gestora de Recursos Humanos pela Universidade Metodista, experiência profissional adquirida na área de RH, tendo atuado em Escritórios Contábeis, Consultorias e grandes empresas. Especialista em Recrutamento & Seleção por Competências, Dinâmicas de Grupo, Retenção de Talentos, Análise Grafológica e Linguagem Corporal. Responsável pela organização e condução dos processos de Recrutamento & Seleção e Orientação de Carreira. Networking no mercado com empresas da Grande São Paulo, Consultorias, Bancos de Currículos e diversos Grupos de Vagas. Entrevista de desligamento com mensuração e feedback aos Gestores.

Venha divulgar seu currículo para 20 mil empresas parceiras, quer saber como?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *