Como anda seu Networking ?

DINÂMICA-DE-GRUPO

Ter uma boa rede de relacionamentos (Networking) é importante no seu dia a dia para que se estabeleça contato com pessoas da mesma área de interesse ou novas amizades. Contudo, é preciso ter alguns cuidados básicos para saber a melhor maneira de ampliar sua rede.

A velocidade da internet e as redes sociais têm aumentado cada vez mais os relacionamentos das pessoas, isso também maximiza sua exposição e dessa forma as pessoas lhe visualizarão como você é pelas suas expressões, ou seja, você estará sendo avaliado a todo o momento. Pensando nisso resolvi escrever esse artigo com algumas dicas e cuidados na utilização das redes sociais e também em outras formas de Networking.

Nas redes sociais – Sempre que entrar em uma rede social, tenha um plano, um objetivo. O que faz você ter um Facebook, LinkedIn ou Twitter? Lembre-se sempre de que você estará sendo analisado 24 horas por dia, pois tudo que você postar será reflexo de sua imagem e o quanto isso pode te ajudar ou prejudicar pessoal ou profissionalmente?

A forma que você plantar a semente será o fruto que irá colher. Não seja indelicado isso pode se reverter de maneira negativa para sua imagem. Discussões, postagens agressivas sobre politica, futebol entre outras coisas só aumentam a possibilidade das pessoas denegrirem a sua imagem.

Se você não quer se expor, não tenha redes sociais, pois além de criar e manter relacionamentos é uma forma de percepção sobre a característica da pessoa que você é. Nunca coloque informações sigilosas nas redes sociais para não correr riscos futuros.

Procure criar e-mail particulares padrões como nas empresas, os mais utilizados hoje em dia são (nome + sobrenome) e evite criar e-mails como apelidos tipo ou palavras incompletas, pontos, traços, underline, isso pode dificultar a pessoa a gravar seu e-mail e quando trocar informações.

Cuidar com os erros de português, procure escrever de forma correta e clara sempre, evitando abreviações. Busque sempre um relacionamento ganha-ganha e que não seja só absorver da outra pessoa, como também não somente o contrário.

Em situações presenciais (eventos) – Se tiver algum evento acontecendo e que permita a troca de informações, procure chegar no horário marcado e evite ficar nos cantos esperando que venham falar com você. Para iniciar uma conversa, aproxime-se das pessoas e pode dizer “posso me juntar a você” ou “o que te traz a esse evento”, da forma mais sutil possível para iniciar uma boa conversa.

Lembre-se de sempre ouvir as respostas e demonstre interesse na conversa, ser um bom ouvinte nessa situação é muito bom e fale sempre que você agregar com informações.

Tenha domínio e conhecimento de sua empresa, seus produtos ou serviços, nessa hora é a forma mais tranquila de se apresentar e dar continuidade à conversa.

Partilhe suas paixões, nada melhor do que conversar com pessoas entusiastas, se o assunto realmente for de interesse essa imagem vai deixar uma impressão duradoura e irão lembrar-se de você por isso.

Lembre-se de que se está iniciando uma conversa com outra pessoa e que não precisa falar tudo de uma vez, seja breve e objetivo e no final troque cartões para que no futuro possam trocar mais experiências.

O sorriso é algo tão simples, mas muitas vezes esquecidos nos dias de hoje. As pessoas ficam muito sérias e isso afasta uma das outras, sorrir é um ato convidativo para um bom início de networking.

Cuidado para não roubar a cena. O que é pouco não faz bem, porém demais também não agrada. Procure não “sequestrar” a conversa tomando conta da situação. Olhe para as pessoas nos olhos, repita o nome várias vezes, ouça o que eles têm para dizer, seja um bom conversador e não somente um falador.

Fonte : RH.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *