Como se dar bem nas entrevistas de emprego

entrevista

Os processos seletivos para contratar novos funcionários costumam assustar os jovens, em especial os que estão em busca do primeiro emprego. A falta de experiência, o medo de errar, de falar besteiras, de não saber as respostas, geralmente preocupa muito os candidatos que se preparam para uma entrevista.

Fábia Machado, consultora de Rh da Inter Talentos, empresa que recruta candidatos para processos seletivos, garante que não há motivo para nervosismo: “a entrevista é um momento de troca, onde o entrevistador irá conhecer o profissional e o profissional irá conhecer a oportunidade. Se o candidato entender isso, ficará mais calmo e conseguirá responder as perguntas com mais naturalidade”.

Muitas vezes o nervosismo impede que o candidato mostre seu potencial. Por isso, se manter calmo é essencial para que a empresa possa realmente avaliar um candidato. Fábia conta que apesar de cada empresa procurar um perfil específico para atender às suas necessidades, existem algumas características que costumam ser mais mencionadas: “É comum as empresas buscarem as competências de flexibilidade, pró-atividade e bom relacionamento interpessoal.

Além das características pessoais, as empresas buscam boa formação, conhecimento em informática e outro idioma”. Um dos erros mais comuns cometidos pelos jovens, segundo Fábia, é a forma de se comunicar durante a entrevista: “Os jovens estão acostumados a usar gírias no dia a dia, e acabam as utilizando na hora da entrevista. Na maioria das vezes, eles têm consciência disso e até tentam corrigir, mas a gíria já foi utilizada”.

Outro erro que pode ser decisivo é a aparência. Algumas empresas aceitam um estilo mais descontraído, mas algumas são extremamente formais. “O ideal é vestir roupas sociais para não ter erro. Em hipótese alguma se deve usar decote, saias curtas, barriga aparecendo, bermuda ou óculos escuros”, recomenda a consultora Fábia dá algumas dicas para que o candidato se saia bem nessa etapa, nem sempre agradável, mas necessária para conseguir um emprego:

Pesquise o máximo de informações sobre a empresa que está contratando, como a sua cultura, sua atuação e seus funcionários;

Tenha uma boa noite de sono para ter mais disposição na entrevista e construir melhor as respostas;

Chegue com alguns minutos de antecedência e tente não ficar muito preocupado ou tenso;

Evite gírias, desligue o celular antes da entrevista e participe com entusiasmo;

Demonstre interesse na vaga e conhecimento no assunto.

Fonte : MaisEstudo

Venha divulgar seu currículo para 20 mil empresas parceiras, quer saber como?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *