Como se preparar para uma entrevista de emprego.

Você enviou seu currículo para uma empresa — ou foi indicado por alguém — e será entrevistado? Parabéns! Chegou, então, a hora de se dedicar a essa fase. Mas como se preparar para uma entrevista de emprego?

É natural os candidatos recorrerem às táticas convencionais para não se saírem mal com os recrutadores, mas existem estratégias menos convencionais que podem aumentar as suas chances de aprovação.

Quer saber mais? Então acompanhe este texto para conhecer 7 estratégias inovadoras para se dar bem na próxima entrevista:

  1. Mantenha uma linguagem natural do corpo

É muito comum encontrar candidatos com as mãos suadas e inquietas durante a entrevista, o que é um sinal claro de nervosismo. Isso chama negativamente a atenção do interlocutor e impede que ocorra uma conversa tranquila e sincera.

Para evitar esta situação, é preciso ficar atento à linguagem corporal: além de regular a respiração, tente não mexer muito as mãos. Uma boa dica é colocá-las sobre a mesa, em uma posição em que você se sinta firme. Desta forma, não transparecerá nervosismo e mostrará naturalidade ao recrutador.

  1. Treine perguntas comuns, mas não se assuste com “questões-surpresa”

Existem empresas que apresentam abordagens bastante diferentes para suas entrevistas. Por exemplo, alguns recrutadores fazem perguntas sobre as distâncias aproximadas de um lugar a outro ou sobre situações hipotéticas que exigem uma resposta rápida. Fique esperto porque isso não é uma parte de descontração, mas um momento de testar o seu raciocínio lógico.

Se fizerem uma pergunta desse gênero, tente elaborar a resposta com o critério mais racional possível. Não fracasse respondendo com uma piada ou diga que não sabe a resposta, pois muitos assuntos dão margem a interpretações e resoluções bem abrangentes.

Mostre ao recrutador a estrutura do seu raciocínio e em quais informações você se baseou para chegar à possível solução. Além disso, não deixe de treinar respostas para perguntas comuns, como “qual é a sua pretensão salarial?” ou “por que você quer trabalhar conosco?”, pois elas são feitas frequentemente e demandam réplicas convincentes.

  1. Demonstre seu caráter

Existem várias atitudes no ambiente profissional que são avaliadas durante a entrevista — e a ética é uma delas. Neste contexto, é comum os candidatos serem perguntados pelos recrutadores sobre suas experiências de trabalho anteriores.

Podem surgir, então, por parte do candidato, comentários negativos e de âmbito pessoal sobre as atuações de antigos chefes, colegas ou de todo um departamento. Esse tipo de comportamento deve ser evitado, pois além de soar antiético, demonstra desrespeito.

Em situações como essa, tente fazer uma crítica construtiva sobre o seu comportamento no passado. É preciso compreender que todos são capazes de cometer erros e, nem por isso, a integridade moral do indivíduo deve ser comprometida por expressões e termos de baixo calão ou inadequados. Prefira falar apenas sobre aspectos profissionais e dê sua opinião de maneira cuidadosa.

  1. Aprenda mais sobre você

O momento da busca até a conquista de um novo emprego é uma grande chance para praticar o autoconhecimento. Bem antes da entrevista, faça uma retrospectiva das suas experiências profissionais mais importantes, mas não só das suas conquistas, como também dos erros cometidos e o que aprendeu com eles. Aproveite esse momento para descobrir e anotar seus pontos fortes e aqueles que devem ser melhorados.

Procure também conversar com pessoas de sua confiança e peça a elas que digam como percebem seus pontos fortes e pontos de melhoria — saber como somos percebidos é um excelente caminho para o autoconhecimento.

Também estude bem o seu currículo. Saiba tudo o que há nele e não se esqueça de levar uma cópia, pois o recrutador deve formular perguntas sobre seus aspectos pessoais e profissionais. Fazendo o dever de casa, você terá confiança para responder.

  1. Faça uma lista de perguntas interessantes para fazer ao recrutador

Fazer perguntas para o recrutador pode demonstrar seu interesse pela vaga e pela empresa. Muitas agências de emprego não fornecem informações sobre as empresas contratantes, logo o momento da entrevista pode ser aproveitado para tirar as dúvidas complementares.

De maneira educada, pergunte sobre o cargo e verifique se as vantagens correspondem às que foram anunciadas previamente.

Além disso, em algumas situações de entrevista, o seu futuro chefe pode estar presente. Então aproveite esse momento para fazer perguntas mais específicas sobre o cargo e sobre a cultura da empresa — você pode querer saber quais são as possibilidades de crescimento, os principais desafios, os comportamentos esperados etc.

  1. Sorria para gerar confiança

Um belo sorriso diz muito sobre sua personalidade e disposição para o trabalho. A razão disso é que pessoas que gostam de sorrir são mais receptivas, educadas, dispostas e influenciam positivamente o ambiente. Essas características podem ser avaliadas positivamente pelos recrutadores.

Sabendo disso, desconsidere aquela ideia falsa de que ter uma expressão sisuda demonstra seriedade profissional. Durante um processo seletivo, o sorriso pode aproximar o recrutador do candidato, revelar sentimentos positivos e deixar ambos mais à vontade. Sorrir durante a entrevista de emprego estabelece confiança.

  1. Aprenda tudo sobre a empresa antes da entrevista

Uma das situações mais constrangedoras em uma entrevista de emprego é o candidato não conhecer a empresa em que deseja trabalhar. Você não precisa saber tudo sobre ela, mas procure — pelo menos — por algumas informações básicas.

Identifique qual é o core business do empreendimento, quem são seus concorrentes, em quais locais ele funciona, entre outras coisas. Geralmente, a maior parte das empresas possui um site ou catálogo com essas informações.

Um erro muito comum nas entrevistas é o candidato confundir a organização com alguma marca que faz parte do seu portfólio e falar sobre as qualidades dos produtos e não da empresa em si. Cuidado! Isso pode dar a entender que você é “bajulador” em vez de sincero — o que não é muito recomendável.

Esforce-se para saber mais sobre a imagem do seu possível futuro local de trabalho. Vale até interagir nas redes sociais para entender o perfil da organização.

Essas foram algumas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego. Além dessas características, outro detalhe interessante é se comportar de forma verdadeira, sem inventar habilidades e aptidões. Os recrutadores são tão bons para fazer uma seleção quanto para identificar candidatos mentirosos.

Vamos aproveitar e ver as vagas disponíveis nesse momento, clique na imagem !

Não encontrou sua vaga, não tem problema, clique na imagem e envie seu currículo agora mesmo !

Fonte : Manpowergroup

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *