Emprego em 2018? Saiba como ficar mais próximo do seu…

Emprego

Os últimos anos foram marcados por um mercado de trabalho retraído e com oportunidades de emprego reduzidas. No entanto, como já esperado, em 2017 a situação teve uma melhora e a tendência é que em 2018 as ofertas de trabalho cresçam ainda mais.

As vagas existem, mas a concorrência ainda é grande, por isso é preciso se atentar em alguns pontos para que você comece o seu ano com um emprego em vista. Confira, na sequência, quatro dicas para ficar mais perto do seu novo emprego.

Currículo – Sim, parece o básico, mas muitos profissionais ainda pecam em seus currículos, mesmo o documento sendo a porta de entrada para qualquer candidato, afinal é a primeira avaliação que um recrutador faz sobre um perfil.

O ideal é que o currículo tenha um objetivo definido para que o profissional mostre seu foco. A estrutura ideal de um currículo é: Dados pessoais, Objetivo, Experiência Profissional, Formação Acadêmica, Idioma e Cursos. Para entender cada um dos campos, confira a matéria Como ter um bom currículo? publicada aqui no portal.

Busca por emprego – Como você tem buscado emprego? O meio de procura por emprego que mais tem crescido é o online, as empresas estão disponibilizando suas vagas seja em sites de emprego ou no Trabalhe Conosco de suas páginas. Essa forma facilita o acesso, mas mesmo assim é importante ter uma rotina que permita tirar o maior proveito possível em suas buscas. Defina horários e termos a serem pesquisados e faça uma lista de empresas que deseja contatar, dessa forma a busca fica bem mais fácil e assertiva.

Entrevista – O seu currículo está feito, rotina de busca organizada e começam a surgir as entrevistas. Está preparado? Cada entrevista é única, não há uma receita de sucesso, mas vale pensar que o objetivo de toda entrevista é contratar um profissional e você está apto a ser contratado, caso contrário, não seria convidado. Por isso, seja otimista, o erro mais comum em entrevistas é deixar o nervosismo e a falta de confiança tomar conta.

O profissional que te entrevistará quer saber da sua carreira, hábitos e o que você tem para contribuir com os resultados da organização. Faça um roteiro e treine antes das entrevistas. É importante também pesquisar sobre a empresa e descobrir valores e a cultura da organização.

Relacione-se – Se relacionar com pessoas de diferentes meios e áreas é fundamental. Networking não se trata apenas de conhecer e fazer um contato, mas construir relacionamentos com outros profissionais. O networking pode ser uma oportunidade de conhecer ou ser indicado para futuros empregadores. Portanto, relacione-se!

Fonte : CathoOnline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *