Os erros fatais nos primeiros 90 dias no novo emprego!

 

fatais

O mercado de trabalho está em ebulição e a guerra por profissionais qualificados nunca foi tão agressiva. Mesmo assim, das pessoas que acabam sendo contratadas, boa parte não dura nem um ano no novo emprego.

A aterrissagem numa nova empresa é sempre um desafio para a carreira e isso mexe com toda a questão comportamental. Na berlinda, estão aspectos relacionados ao domínio que você tem sobre determinados conhecimentos técnicos para o cargo em questão, fatores de alinhamento com a cultura da empresa e questões comportamentais.

Confira no que os profissionais recém-contratados mais erram nos primeiro 90 dias dentro da empresa.

1. Não buscar se ambientar – Qual o primeiro grande erro de um recém-chegado na empresa? O famoso “chegar chegando”, sem compreender muito bem quais as entrelinhas das relações e cultura da companhia em questão. O profissional chega querendo dar o tom, enquanto deveria entender quais são os códigos. Sem compreender isso, ele erra muito a mão já nas primeiras impressões. A pessoa chega com a ansiedade de querer gerar resultado logo e mergulha no dia a dia, mas acaba atropelando tudo. Se o profissional dedicasse, pelo menos, uma hora por dia para estudar a empresa, provavelmente geraria um resultado melhor.

2. Falta de resiliência – Mudar de emprego sempre é uma excelente chance para se reinventar. Poucos, contudo, conseguem dominar suas emoções e expectativas para lidar com esse fato. Se a pessoa não tiver resiliência e capacidade de se adaptar ao novo contexto, vai deixar de correr riscos, por medo. Para não entrar nesse círculo, a dica é aproveitar o momento para também fazer um mergulho dentro de si. Isso mesmo. Procure se conhecer mais e, principalmente, romper os limites e paradigmas que teimam em manter você na mesma toada desde sempre.

3. Não estar pronto para aprender – Fórmulas seguidas exaustivamente ao longo de uma carreira não necessariamente serão efetivas em novos contextos. Muitos profissionais, contudo, se esquecem dessa realidade e se fecham para outros conceitos e aprendizados. Rejeitar a ideia de que novos contextos de trabalho, muitas vezes, exigem novas competências e conhecimentos pode ser o primeiro passo. O executivo que chega com um modelo mental fechado ou que não tem essa disponibilidade para aprender erra muito.

4. Fechar as portas para o feedback – Por medo de manchar sua reputação logo de cara, há quem prefira ocultar prováveis problemas ou descompassos nos primeiros meses de companhia. Se você integra esse grupo, sinal vermelho. No dia D, quando começa o trabalho, é necessária uma comunicação clara para fazer alguns ajustes de expectativas. O profissional precisa se posicionar.

 5. Não focar nos relacionamentos – Os três primeiros meses também são essenciais para formar alianças e investir nos relacionamentos com os novos colegas de trabalho. Muitos, contudo, focam demasiadamente na área técnica e deixam as pessoas para segundo plano. Estabelecer vínculos abre a porta com quem pode ajudar você, mas, principalmente, oferece uma visão mais completa e abrangente sobre a realidade da empresa.

 

Fonte: Info Exame

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