Para onde vai seu CV quando clica em enviar?

currículos

Para onde vai nosso currículo quando clicamos em enviar?

Imagine quantos currículos não chegam nas empresas diariamente. Outro dia li que empresas como a Apple e o Google, recebem por volta de 75.000 currículos por dia.

Para não ficar pensando somente nas empresas dos sonhos de muitos – Apple e Google – vamos imaginar que as grandes empresas recebam por volta de 100/200 currículos por dia, seja através de e-mails ou até mesmo cadastrados no site. Concorda comigo que isso é um número mínimo possível?

E a minha pergunta para você é?

Você acha mesmo que todos os CVs são vistos pelos selecionadores?

E já te digo… É impossível! As empresas não dispõem de pessoas suficiente para ficar olhando e analisando todos os CV’s que chegam, e para que elas possam encontrar seus candidatos ideais, elas dispõem de algumas ajudas, por exemplo:

  • Consultorias – elas contratam empresas que vão atrás dos candidatos através do Linkedin (veja dicas já dadas no Blog). Essas consultorias, possivelmente vão seguir exatamente os mesmos passos citados abaixo.
  • Indicações – ao abrir e divulgar a vaga, quando a empresa possui um programa de indicação fica mais comum, as pessoas que trabalham na empresa normalmente enviam os CV’s para a área de RH e por sorte, aquele CV que você enviou para algum amigo(a), se torna lembrado e ele(a) indica o seu CV. Daí vai minha sugestão, faça um banco de CV’s no seu computador e não deixe de indicar os CV’s de seus amigos (aqueles que você confia e que você sabe que faz um bom trabalho). Nunca sabemos o dia de amanhã.

Mas aqui vai o foco do artigo:

  • Sistema da Empresa – Normalmente, as grandes empresas possuem um sistema onde você cadastra seus dados. E o pior, a grande maioria desses sites, na minha opinião, são muito chatos. Você vai preenchendo por etapas, muitas vezes não consegue colar dados do seu CV, quando ainda no meio do cadastro, dão erro. E alguns no final, quando você já levou quase 20/30 minutos para preencher tudo, pede para você anexar o seu CV. Vai entender!

Mas não para por aí, na hora que a vaga surge, os selecionadores de novo não vão conseguir olhar todos os CVs. A busca é feita quase igual fazemos pelo Google. Através de palavras chave, títulos, datas, experiências, e alguns outros dados. Feito isso, eles cruzam com o que estão buscando de principal na posição que está aberta e se você teve sorte, então aparece seu CV para os 10/15 segundos de análise, e com mais sorte ainda, eles imprimem ou já separam para entrar em contato com você.

Quantas vezes você já não ficou se perguntando porque as empresas que você se cadastrou não entram em contato com você?

E aí, consegue entender agora a pergunta do título desse post?

Fonte: http://rhdomoreno.blogspot.com.br/2013/12/para-onde-vai-seu-cv-quando-clica-em.html?spref=tw

Fique Tranquilo! Somos contra Spam, 100% seguro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *