Twitter, dicas de bom uso!

Saiba como desenvolver uma postura interessante e atrativa que o torne mais acessível e mais procurado por pessoas e empresas em sua rede social.

Twitter é para frases curtas

O espaço de 140 caracteres é para ser respeitado. Evite dividir sua mensagem em 2 tweets ou mais. Apesar disso você não precisa espremer tudo em uma mensagem. Se tiver muita coisa a dizer, escreva em seu blog! Nada de ser prolixo, hein!

Dê qualidade a seus posts

Se você está assistindo, lendo ou participando de algo que seus seguidores realmente vão se interessar, mande bala. Do contrário evite virar uma metralhadora de tweets. Você irritará seus seguidores se quiser atualiza-los sobre qualquer assunto que seja. Depois de verem sua foto na lista de feeds pela vigésima sétima vez, pode ser que parem de prestar atenção em você. Preze a qualidade, não quantidade. Quantos mais posts que interessam a menos pessoas, maiores as chances de as pessoas te excluírem. Além do mais, pode dar a impressão de que você tem muito tempo livre e pouco trabalho.

Não leve a público o particular

Se quiser apenas se comunicar com alguém, use @nomedousuário. Caso o assunto seja particular, use mensagens diretas (DM) ou ligue para a pessoa. Essa é a primeira regra de uso do Twitter. Tudo o que você posta vai direto para a tela dos seus seguidores, sendo assim evite os bate-boca, xingamentos, grosserias ou galanteios; isso será mal interpretado. O uso dos mensageiros instantâneos como o Messenger, Gtalk, Yahoomessenger, nos fez esquecer que nem todos estão em nossa lista de “amigos”. Cuidado com isso!

Ele não é o “Meu Querido Diário”!

Nem todos querem ler “estou no Restaurante X, no museu Y”. Além de ser chato, também é bastante perigoso, afinal nem sempre conhecemos profundamente quem está nos seguindo, até que essa pessoa realmente comece a nos seguir de verdade – Medo! Ahhh, e tudo bem que você queira participar de enquetes do tipo “Que astro pop sou eu”. Mas lembre-se que nem todos os seus amigos podem querer participar desses jogos, portanto, não encaminhe esses convites indiscriminadamente.

Cuidado ao promover blogs e links

Lembra do cuidado em gerar muitos posts? Então, o mesmo serve para o blogs e links. Tem muitos por aí que usam seus perfis como spammer e pseudomarketeros e não, isso não é bacana. Ok, tem os profissionais do negócio, mas isso é bem diferente. Lembrando que nunca acessamos apenas um link; sempre pulamos para, pelo menos mais três a partir do inicial, ou seja, veja se o link e blog que divulgou não faz parte de algum grupo que cause preocupação aos demais leitores e seguidores do seu perfil.

Você é o que você escreve

Se você acha que pegaria mal falar em alto e bom som na reunião de família do domingo, no happyhour da empresa, aquele desabafo, simplesmente não faça isso no Twitter. A menos que tenha apenas pessoas de extrema confiança e liberdade, você poderá ter seu post sobre aquela fuga do trabalho ou a ressaca da noite passada, lida pelo chefe. Sem falar que isso fica registrado para a posteridade, ou seja, sua fama será a de que? Consequências mais drásticas incluem demissão por algo que foi mencionado no serviço.

Use a gramática corretamente

Evite coisas como “vem k”, “naum”, “eh”, “vc”, pois além de ser viciante (e você sabe bem disso) não fica bem mostrar uso incorreto da nossa língua, afinal existem milhões de pessoas lendo aquela sua frase com palavras escritas incorretamente. Não simplifique muito, não escreva muito, não erre muito. Percebeu como o excesso nos deixa mais suscetíveis ao erro? Então! Moderação e Atenção são as palavras para se dar bem na rede.

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