Um bom currículo mesmo com pouca experiência…

currículo

O fato de nunca ter trabalhado, não significa que você não tenha experiência

Sabemos o quanto é difícil ingressar no mercado de trabalho, principalmente quando o candidato ainda está no ensino médio ou acabou de ingressar na faculdade e não tem nenhuma experiência. Neste caso, como é possível montar um bom currículo? Pensando nisso, listei abaixo quatro dicas importantíssimas para facilitar este momento:

1. Apresentação Resumida

Normalmente os recrutadores buscam por um breve resumo de apresentação. Este resumo fica logo abaixo dos seus dados básicos, como nome, endereço, e-mail, telefone, etc. O texto deve ser o mais breve possível, procure expor seus pontos fortes, as competências desenvolvidas academicamente e os seus objetivos profissionais. Não se esqueça que você está se apresentando ao recrutador, então valorize a linguagem simples e esteja atento aos erros de ortografia e digitação.

2. Quem disse que você não tem experiência?

O fato de nunca ter trabalhado, não significa que você não tenha experiência. No espaço destinado a isso, fale sobre os trabalhos desenvolvidos na escola ou faculdade e o que você aprendeu com eles. Se foi representante de classe, participou do grêmio estudantil, integrou a atlética na faculdade, coordenou algum projeto social ou grupo de estudos, não esqueça de citar tais atribuições e as características mais importantes de cada uma.

3. Hobbies e trabalhos voluntários também são importantes

Os recrutadores costumam valorizar bastante os trabalhos voluntários. Quanto aos hobbies, eles podem dizer muito sobre você e sua personalidade. Por isso, quem vai te contratar, leva isso muito em conta. Use o bom senso, exponha apenas os hobbies que você julga relevantes em relação à vaga para a qual está se candidatando. Já os trabalhos voluntários, fique à vontade para descrevê-los. Mas lembre-se: nada de textos longos. Em um currículo, muitas vezes menos é mais.

4. Honestidade e Objetividade

Não adianta mentir no momento da entrevista. O recrutador saberá o que é verdadeiro ou não. Ele é treinado e tem ferramentas para isso, acredite. Mesmo que a sua experiência não seja grande e que você nunca tenha trabalhado, existe o emprego certo para você. Basta ser honesto, simples, objetivo e mostrar as suas qualidades.

Um currículo bem organizado e resumido facilita a leitura e a compreensão.

 

Crescer

 

Fonte: Administradores.com

Posso lhe ajudar a aumentar suas chances de arrumar seu novo emprego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *