Você sabe engolir “sapos”?

engolir-sapos

Para quem estranhou o palavreado ou não entendeu a pergunta vou mudar um pouco a frase para “você sabe lidar com criticas na sua vida profissional ou pessoal?”.

Agora que a pergunta ficou mais clara pode ser que muita gente tenha uma resposta na ponta da língua: “claro que sim”, mas, infelizmente, nem todos poderão responder da mesma forma. Afinal, no dia a dia todo mundo tem um monte de problemas para a enfrentar e resolver, e se quiser alcançar seus objetivos profissionais ou pessoais terá que engolir muito sapo, principalmente em situações onde a crítica é feita de forma injusta, contrária a sua posição ou até mesmo para te prejudicar.

Pode ser um chefe que você não suporta, mas tem que ser gentil e responder “sim” para tudo o que ele mandar, porque ele é o chefe. Pode ser um funcionário problemático com o qual você tem que lidar com todo cuidado para não causar um problema maior ainda, já que ele pode passar a boicotar o seu trabalho. Pode ser aquela pessoa da empresa cliente ou fornecedora de serviços com a qual você tem que saber lidar para não criar problemas comerciais.

E, tem o lado pessoal, e um exemplo pode ser aquele seu(sua) companheiro(a) nem tanto maleável, ou ainda uma pessoa da sua família, que está sempre buscando motivo para criar problema, e assim por diante. Hoje mesmo eu toquei nesse assunto com um amigo durante um telefonema. Ele dizia que recebeu um convite para assumir um cargo importante em uma instituição pública da sua cidade e aceitou. “Oras”, disseram os amigos dele naquela cidade, “mas como você vai conseguir suportar a tal presidente daquela instituição, já que ela é muito chata?”.

A resposta do meu amigo foi pronta: “aceitei, sim, pois sei engolir sapos e até uma lagoa, se for preciso, para atingir os meus objetivos. A minha passagem por aquela instituição será uma excelente oportunidade para eu poder testar o meu grau de paciência com as pessoas para fazer algo produtivo para aquela instituição centenária”. Essa resposta pronta e positiva do meu amigo pode servir como exemplo para nós.

Ao contrário de tentar fugir de uma situação contrária que possa surgir no nosso caminho e impedir ou retardar a nossa caminhada em busca dos nossos objetivos devemos ter uma atitude positiva, ainda que uma decisão de nossa parte possa parecer loucura para aquelas pessoas que nos cercam no dia a dia. Portanto, esteja preparado(a) para responder positivamente a alguém que lhe fizer a pergunta “você sabe engolir sapos?” e diga “sim, eu sei engolir sapos e até mesmo uma lagoa, se for preciso, para me sair bem nesta tarefa, nessa função, nessa empresa”.

Fonte : http://www.dicasprofissionais.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *