A Saga De Arrumar Um Novo Emprego. E Agora?

Nem sempre retornar ao mercado de trabalho é tão simples, principalmente, quando os profissionais passam anos de sua vida profissional, dedicados numa única empresa, portanto, a cultura e hábitos organizacionais foram assimilados pelo mesmo, tornando-se parte de sua vida e aspirações.

Sem dúvidas, há um verdadeiro choque ao buscar uma nova recolocação no mercado atual e por conseguinte existirá conflitos entre a proposta e ideais das futuras empregadoras em relação a proposta e ideais da empregadora anterior. E isso, colabora com a dificuldade de se reencontrar no mercado de trabalho.

Dessa forma, o profissional que busca um novo emprego deve manter a mente aberta com o novo ambiente e os novos desafios que estão por vir, uma vez que, não encontrará de imediato empresas com o mesmo estilo de trabalho como a antecessora.

O mercado de trabalho, a cada dia requer mais do profissional e buscam profissionais com qualificações para fazerem parte de seu quadro de colaboradores, com isso, é preciso qualificar-se para ser um candidato potencial as vagas disponíveis.

A saga de arrumar um novo emprego e agora, o que devo fazer?  O que é preciso fazer neste momento:

  • Mantenha sempre o currículo atualizado, ele é seu cartão de visita. Mantenha os contatos como: e-mail e telefones em dias.
  • De acordo com sua área profissional, faça pesquisas para saber quais os requisitos que as empresas querem.
  • Renove seus conhecimentos em relação a sua área profissional, busque informações se há novas tecnologias, novas regulamentações, novos sistemas e entre outros.
  • Conheça a empresa que quer ingressar, estude sobre sua história, atuação no mercado de trabalho e filosofia.
  • Ao receber um convite para participar do processo seletivo, pergunte ao recrutador/selecionador se para oportunidade há algum requisito específico parar dar continuidade no processo.
  • Invista tempo em leituras e cursos online relacionados aos comportamentos que são benéficos em processos seletivos.
  • Apesar de existir dificuldades na busca do novo emprego, permaneça otimista e entusiasmado. Ter o pensamento positivo, colabora significativamente em um bom desempenho na entrevista de emprego.
  • Na entrevista de emprego, ao ser questionado sobre a empresa anterior, descreva o segmento da empresa e atividades exercidas. Não fale mal nem da empresa, gestão e colegas do emprego anterior.
  • Deixe as frustrações de lado ao participar de entrevistas de emprego. Lembre-se que, essa é uma oportunidade única e deve aproveitá-la ao máximo.

Por fim, acredite que, seu grande dia e sua grande chance chegará e como dizem “não desanime, frequentemente é a última chave do molho que abre a fechadura”.

Deise Silva formada em Gestão de Recursos Humanos. Consultora de Recrutamento e Seleção, tendo experiência com vagas de baixa e alta demanda e diferentes níveis hierárquicos. Autora do Blog Temas de RH. Interessada por direito trabalhista e empreendedorismo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn