Como enviar um currículo por e-mail em poucos passos…

Entregar currículo presencialmente é, cada vez mais, coisa do passado.  O envio do CV por e-mail é mais fácil, cômodo e rápido.  Assim sendo, é possível atingir uma quantidade maior de vagas em menor tempo do que a forma presencial. A maioria das empresas oferece este meio para recebimento de currículos e muitas já não disponibilizam outras formas.  Por causa disso, a quantidade de candidatos concorrendo à mesma vaga tende a ser muito maior do que no passado.

Para que seu CV se destaque no meio de tantos outros, você deve enviá-lo de maneira adequada, levando em consideração os detalhes que aumentam a chance de ser selecionado.

A seguir, listamos 6 para você ser bem-sucedido no envio do currículo por e-mail:

1. Use um e-mail para fins profissionais
Para o envio de currículos, fique atento para nunca utilizar e-mails formados por apelidos, nomes engraçados ou de personagens. Por exemplo: florzinha@internet.com, jonsnowdasilva@internet.com ou 123dabatucada@internet.com. A maioria das empresas segue o padrão de criar os e-mails com o primeiro e último nome.  Siga esta mesma convenção na hora de criar o seu.  Por exemplo, se o seu nome completo é: João Maria da Silva e Souza, procure criar o e-mail joaosouza@internet.com.  Na impossibilidade de criar o e-mail desta maneira, acrescente hífen, underline ou números. Fique atento também para a sua foto do perfil da conta de e-mail.  Nunca utilize fotos onde você apareça muito despojado, como em festas ou em momentos íntimos.  Prepare uma foto para fins profissionais.

2. Salve o currículo em PDF
Vamos considerar que você utilizou o editor de textos MS Word para criar seu currículo.  Uma vez concluído e gravado no formato .docx, você deve fazer o seguinte: Clique em Arquivo Depois em Salvar como Dê um nome ao CV que o identifique facilmente, como por exemplo “Jose_Santos_CV” Selecione para salvar em PDF Procure deixar em um local acessível, como a área de trabalho. Não é adequado que você envie o currículo no formato .docx porque é um formato editável.  O formato PDF garante somente a leitura, impedindo que o documento seja alterado.

3. Defina o assunto do e-mail
Muitas vezes, o assunto de uma mensagem pode definir se ela será lida ou não.  Para garantir que a finalidade do seu e-mail seja corretamente identificada, coloque a palavra “Currículo” ou “CV” antes do seu nome. Em seguida, insira o nome da vaga para qual você pretende se candidatar.  Exemplo: CV José Santos – Vaga: Assistente Administrativo. Preste atenção nisso! Algumas vagas pedem para incluir um código de referência, geralmente publicado no anúncio.

4. Crie um bom texto para o e-mail
Se você souber o nome do recrutador, comece com um cumprimento do tipo “Caro Pedro” ou “Prezada Maria”. Caso você desconheça o nome do recrutador, use apenas “Caro(a)”, “Prezado(a)” ou simplesmente “Olá!”. Evite o uso de saudações como “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”.  Elas são mais adequadas para contatos pessoais.  Apesar da boa intenção, no caso de envio de currículos, você não tem certeza se o destinatário irá ler o e-mail dentro do mesmo período.

Apresentação
Aproveite o primeiro parágrafo para fazer uma breve apresentação sobre quem é você.  Cite o seu nome e posição profissional atual.  Mencione também seu tempo de experiência e última formação acadêmica de uma maneira muito resumida. Explique também porque você se interessou pela vaga em questão, indicando onde você viu o anúncio. Lembre-se de que isto é apenas o e-mail onde você está enviando seu currículo anexo, procure não se empolgar e reescrever todo o CV no corpo do e-mail.  Portanto, seja breve e otimize o seu tempo e o tempo do recrutador.

Agradecimentos
Demonstre sua expectativa por um futuro contato e coloque-se à disposição para maiores esclarecimentos. Indique que seu currículo segue anexo. Agradeça pela oportunidade de concorrer pela vaga e se despeça de forma amistosa.  Você pode usar: “Atenciosamente”, “Cordialmente”, “Grato(a)” ou “Saudações”.

5. Anexe o arquivo do currículo
Lembre-se de anexar o arquivo PDF criado no passo 2. Vale a pena alertar para nunca enviar seu currículo digitado no corpo do e-mail, pois isso dificulta a leitura e o arquivamento por parte do recrutador.

6. Planeje o acompanhamento
Após o envio do e-mail, marque uma semana no seu calendário para solicitar um feedback, caso não receba resposta dentro deste período.  Você pode perguntar se seu e-mail foi recebido e se o processo de seleção ainda está em andamento. Tome cuidado para não ser muito insistente e se tornar invasivo.  Se você não obtiver resposta por e-mail, tente descobrir se o site oficial da empresa possui uma página de envio de currículos e encaminhe sua candidatura por lá.

Fonte : Elisângela Dias Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004.  Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.

Hits: 43

Vagas e Artigos!

Receba as melhores vagas e artigos direto no seu e-mail!

1 Comentário

  1. Boa tarde Alexandre muito obrigado pela atenção dispensada em poder ajudar pessoas assim como eu desde já muito obrigado Evandro Pereira de matos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *