Dicas para o seu Currículo

  1. E-mail no seu currículo, se o recrutador gostar de você e querer entrar em contato para tirar alguma dúvida pertinente ao seu currículo, ele vai procurar um e-mail de contato. O e-mail deve ser um e-mail que passe confiança ao recrutador. O que é indicado é um e-mail relacionado ao seu nome, pois isso passa mais confiança e um tom de serenidade. Caso não seja possível a criação de um e-mail com seu nome, devido a enorme concorrência que existe hoje com relação ao e-mail, tente colocar seu sobrenome primeiro depois seu nome, assim aumentam suas chances de conseguir um e-mail de credibilidade independente de qual seja o provedor de e-mail, Bol, Hotmail, Yahoo, Gmail, Outlook e por aí vai. Pois hoje o e-mail é uma ferramenta super importante não apenas um login para suas redes sociais. Tem currículo que eu recebo que não tem e-mail, isso da a impressão de que a pessoa não tem acesso ou não tem conhecimentos em trabalhar com essa ferramenta tão importante.
 
  1. Telefone de Contato, você pode não acreditar, mas tenho muitos currículos que não tem telefone, isso mesmo, como a pessoa vai entrar em contato com você? Cabe ressaltar que os currículos que têm essa informação, muitos estão com as informações erradas, ou seja, sabemos de muito tempo que agora temos mais um digito no celular então a configuração ideal para ser ler em currículos é x xxxx xx xx. Muito importante também que esse telefone seja um que tenha WhatsApp, pois muitas empresas enviam dúvidas a respeito dos currículos, caso não encontre um e-mail valido, ou e-mail enviado não seja respondido rapidamente, caso você já tenha colocado um telefone celular e um e-mail, é o suficiente, não precisa encher o currículo com outros telefone de recado, o recrutador não vai ligar e você não polui o seu currículo com muitas informações.
 
  1. Endereço e Documentos, não é necessário você colocar o endereço de sua casa, apto, andar, número do seu CPF, RG e PIS e outros documentos. O recrutador não precisa de nada disso, alias ele só precisa de duas informações, o bairro e a cidade onde você mora, só isso. Essa informação serve para calcular o tempo que você vai levar de sua casa até o futuro emprego, e para cálculo de vale transporte.
 
  1. Fotos no currículo, é muito raro alguma vaga pedir uma foto no currículo, pois isso pode ser considerado constrangedor e deixa o currículo pesado, mesmo salvo em PDF ou no Word. Além do que a foto no currículo pode dispersar a atenção do recrutador ao localizar o que ele realmente quer encontrar dentro do seu currículo.
 
  1. Endereço de Redes Sociais, não é recomendado você colocar os endereços de outras redes sociais no currículo, pois além de tirar a atenção do recrutador, como é caso da foto mencionado no item acima, ele não vai acessar suas outras redes sociais através do seu currículo, ele não vai perder tempo acessando para procurar a informação que ele não achou no seu currículo. Ainda mais se ele estiver com seu currículo em papel e não lendo em PDF ou Word.
 
  1. Currículos Coloridos, ou em formatos diferentes, seu currículo é um cartão de visita e dessa maneira você pode deixar o recrutador perdido ao procurar uma informação que ele esteja procurando, currículos em duas colunas, currículo coloridos, currículos com muitos desenhos, demonstram um currículo fora de foco. Destacar alguma informação é totalmente diferente de desenho. Você não está brincando de fazer currículo, você está demonstrando através dele que você é uma pessoa seria, que busca uma nova oportunidade de mostrar o que você sabe fazer, certo?
 
  1. Currículo tem nome? sim o nome do seu currículo é o seu nome, não existe título para o currículo, não coloque Currículo, Curriculum ou até mesmo Currículo Vitae, e muito menos, muito menos mesmo coloque uma carta de apresentação antes do seu currículo, o recrutador não vai ler a sua apresentação para depois ler onde e o que você faz.
 
  1. Objetivo do seu currículo é, informar qual é a sua profissão, não é uma lista de empregos que você já trabalhou. Volto a dizer, seu currículo é um cartão de visita, você ao se apresentar a alguém por exemplo você fala seu nome, com o currículo você fala qual é a sua profissão e não a vaga de emprego que você está procurando ou está querendo. Não existe mais, “a disposição da empresa”, você deve verificar durante a sua trajetória profissional de trabalho, qual “profissão” lhe proporcionou mais conhecimentos, aquele que você responde qualquer pergunta de bate pronto, aquele que você mais gostou e mais se aprimorou. Esse sim deve ser o seu objetivo principal e único em seu currículo. Não existe dois ou três objetivos. É conhecido por todos que todas as profissões existem uma hierarquia, sendo elas consideradas como Sênior, Pleno e Junior ou também conhecido como Analista, Assistente e Auxiliar. Portanto deixe para a empresa ou o recrutador avaliar em qual dessas linhas você pode ser enquadrada dentro daquela vaga em específico. Nunca, nunca mesmo coloque junto ao seu objetivo esse grau de experiência, pois é muito ruim para o seu currículo, pois você já está se colocando abaixo ou mesmo acima da vaga oferecida.
 
  1. Resumo Profissional, essa parte do seu currículo é muito importante, nesse resumo é que você vai falar todos os seus conhecimento e habilidades pertinentes a vaga que você está buscando. Tem gente que coloca o que fez em cada empresa no histórico de trabalho já realizados, mas isso é um erro. Pois para saber o que você sabe e qual conhecimento você tem, o recrutador terá que ler cada empresa que você trabalhou para ver o que você fez nessa empresa. No resumo você vai descrever todos os seus conhecimentos, todas as suas habilidades com essa função que você está buscando independentemente em qual empresa você teve esses conhecimentos, ou aprimorou suas habilidades, o recrutador que saber se você sabe ou não, e não onde aprendeu, entende?
 
  1. Histórico de Empresas e Histórico Acadêmico, esse espaço é apenas para a empresa saber onde você esteve durante os anos anteriores em relação ao seu trabalho, se você está a muito tempo fora do mercado, quando tempo você ficou em cada empresa. Tem empresas que valorizam o tempo de casa, outras entendem se os funcionários não ficaram muito tempo, não é muito confiável a longo prazo. E o histórico acadêmico serve para conferir seu nível intelectual, pois dependendo da sua função, é esperado que você tenha cursos e outros idiomas por exemplo, se você tem alguma habilidade e conhecimento fora do mencionado em seu resumo profissional.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram