Os recrutadores nunca te retornaram ?

imagem

 

Você pode até estar acostumado a enviar seu currículo para uma vaga e não receber retorno. Mas, quando vai a uma entrevista e não tem nenhum tipo de “feedback”, você deve ter a impressão de que há algo mais pessoal.

Com certeza, ficar esperando uma resposta do recrutador é altamente estressante, podendo abrir caminho para pensar coisas do tipo: “Será que eu respondi corretamente às perguntas?”, “Eu deveria ter feito algo a mais?”, “Me vesti da maneira apropriada?”.

Juntamos oito razões que podem fazer com que o recrutador não te retorne. Confira:

1 – Falta de iniciativa

Não espere que o recrutador dê o primeiro passo após a entrevista. Retornar por meio de um telefonema para saber como está seu processo é essencial se você quiser continuar na corrida pela vaga. Iniciar a comunicação após a entrevista, mesmo que seja apenas com um e-mail para agradecer e dizer que você está entusiasmado com a oportunidade, fará toda a diferença diante de um candidato que não se preocupou com isso.

2 – Currículo perdido

É importante incluir alguns contatos em uma carta de apresentação, mesmo que seu currículo já tenha essas informações. Prepare-se para a possibilidade do seu currículo se misturar a outros papeis e o recrutador acabar perdendo, impossibilitando contatá-lo. Também é essencial verificar se o número de telefone e e-mail que você forneceu estão corretos.

3 – Tempo de sobra

Se a sua posição é uma função recém-criada, o empregador talvez não tenha pressa em preenchê-la. Pode ser que ele queira conversar com outros candidatos antes de escolher um. Por isso, preste atenção na data em que a vaga foi publicada: o recrutador pode estar adiando a decisão por saber que ainda resta tempo para o cargo ser ocupado.

4 – Férias

É uma realidade frustrante, mas as contratações são afetadas pela sazonalidade. Os gerentes de contratação tiram férias como todo mundo, e sua entrevista pode ter ocorrido pouco antes disso acontecer. Uma resposta pode facilmente ser adiada se coincidir com o período de férias da empresa.

5 – Orçamento comprometido

O departamento de orçamento é que decidirá se a contratação pode ou não ser realizada. Empresas anunciam mudanças no orçamento em momentos diferentes e podem depender de financiamento externo. É possível não ter recebido retorno porque o departamento está à espera de seus números finais.

6 – Falta de tempo

Tenha em mente que retornar sobre sua entrevista não é a única coisa que o recrutador tem a fazer. Se for um momento agitado na empresa, talvez a contratação possa ser uma prioridade mais baixa do que o habitual.

7 – Candidaturas prorrogadas

Pode ser que a vaga tenha sido oferecida a outro candidato e o recrutador esteja esperando essa pessoa tomar uma posição. Esse processo talvez demore mais tempo do que se pensa, já que  o candidato escolhido pode estar de férias ou tentar negociar o salário. O empregador não permitirá que você saiba do preenchimento da vaga até que ele seja formalizado.

8 – Vaga cancelada

Pode ocorrer uma reorganização nos departamentos, havendo eliminação da posição para a qual você foi entrevistado. Esse tipo de mudança pode causar certo grau de estresse na empresa, fazendo com que o recrutador esqueça ou demore a entrar em contato e comunicar o que sobreveio.

Fonte: Savvysugar (via Blog Mais Estudo)

66
Viram esse artigo
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn