Porque mando currículos e ninguém me chama?

Muitos profissionais certamente já ficaram indignados: enviaram o seu currículo para vagas nas quais analisaram 100% de aderência, e NADA.

Nada, nada, nenhum misero telefonema.

Quando isso acontece, o recrutador paga a conta da incompetência, e o profissional tem a certeza de que o recrutador é analfabeto.

Mas, venho dizer um pouco mais sobre isso às pessoas interessadas no assunto:

1) Pode acontecer a famosa aplicação de filtros, e as palavras chave do recrutador não se encontram no seu resumo de experiencias profissionais.

2) Pode ser que o recrutador anunciou e nem mesmo leu currículos, aceitou recomendações da rede de contatos e infelizmente você não estava no meio.

3) Ou ( caso recente ), o recrutador anunciou mas em seguida colocou as vagas em uma agencia de empregos da cidade; muitos interessados enviaram seu currículo e estão pensando que seu perfil será analisado, mas não terão essa chance, a menos que descubram a agencia de empregos que a empresa contratou para fazer as vagas.

4) Receberam 500 currículos, leram uns 10 chamaram três e fecharam a vaga. Seu Cv nem mesmo foi lido.

5) Seu currículo tem mesmo forte aderência com a vaga e o recrutador tem que ler com tempo e atenção para descobrir nos pré requisitos e na sua experiencia relatada os pontos em comum.

Quanto mais técnicas as exigências, já sabe, é mais complexa a leitura.

É importante lembrar que recrutadores não são administradores, médicos, engenheiros, etc. e podem não conhecer detalhadamente todos os cargos que recrutam.

Se são mais experientes, conhecem bem o negócio da empresa, realizaram um bom briefing com o requisitante, as chances são maiores aí do seu lado.

Só que o tempo dedicado à leitura de cada CV é curto, muito curto, não chega a minutos.

Alerto ainda para o fato de que, no seu entendimento, as experiencias relatadas por você possivelmente englobam as exigidas na vaga, explicando melhor: você tem nas empresas onde trabalhou grande experiencia em XYZ e é LOGICO, totalmente LOGICO que para ter experiencias em XYZ, você é profundo conhecedor e experiente em ABCDE um alfabeto inteiro.

Isso é logico para você, mas seria também para o recrutador?

A cada dia os Cvs tem menos paginas, uma a duas reza a lenda (e o tempo e paciência curtos de quem lê), então é possível que varias informações fiquem subentendidas.

Então, o que fazer?

Simples.

Cada CV que você enviar, e tiver pre requisitos descritos na vaga, gaste um tempo e escreva a sua experiencia em cada item citado.

Jamais deve mentir, nem precisava dizer.

Somente explique a sua experiencia à luz da vaga . Ou os pre-requisitos à luz da sua experiencia profissional.

Garanto aumento de chances. Eu garanto. Leio currículos há 30 anos, suficientes para dizer que suas chances aumentarão.

Na leitura do seu currículo, o recrutador vai na realidade ler você explicando o que domina da vaga e portanto se reúne condições para participar da seleção, alem do que, na hora de preparar o seu Cv para enviar, se a sua aderência for baixinha, você terá pouco a explicar e nem vai enviar.

Exemplo: você é um engenheiro nuclear, e a vaga é para gerente comercial de cosméticos. Seu raciocínio é: se eu sei fazer isso, que é tão complexo, sei fazer aquilo que é simples, logicamente cosméticos representam zero dificuldade. ENGANO SEU.

É outro mundo diferente daquele que você tem expertise. E bastante complexo. E na hora de explicar isso para o recrutador, certamente você irá verificar que não se encaixa na vaga, permitindo assim duas coisas interessantes:

1) da sua parte, FOCO nos seus propósitos.

2) da parte do recrutador, currículos com maior aderência.

Nada mal, concorda?

Fonte : https://www.linkedin.com

 

Hits: 51

Vagas e Artigos!

Receba as melhores vagas e artigos direto no seu e-mail!

1 Comentário

  1. Rozineide

    Adorei sua dica, e com certeza irei aplicar de agora em diante , pois preciso urgente de um emprego.

    Obrigada !👏🏻👏🏻🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *