Solicitam o envio de um currículo em vídeo. E agora?

Você se candidata para uma vaga de emprego naquela empresa dos sonhos, aguarda ansiosamente o retorno e pimba, solicitam o envio de um currículo em vídeo.

O currículo em vídeo é bem popular nos Estados Unidos e tem ganhado espaço no Brasil, principalmente em processos seletivos para trainee em multinacionais.

Quem está em busca de uma vaga de emprego precisa estar preparado para organizar um currículo em vídeo.

Portanto, organizei algumas dicas que podem garantir um bom desempenho nessa etapa do processo seletivo.

Veja abaixo:

Anote o que foi solicitado
Se você recebeu a solicitação do currículo em vídeo por e-mail, releia e faça uma lista com o que foi pedido pela empresa.  Por exemplo, tempo de vídeo, formato, prazo de envio, assunto a ser abordado (algumas empresas costumam solicitar aos candidatos que compartilhem alguma experiência de sucesso,  Solução de conflito, sonho, etc) e outros eventuais detalhes indicados pela empresa. Essas anotações serão o seu norte, afinal é preciso entregar o que foi solicitado pela empresa.  Um dos erros mais comuns é não respeitar o tempo indicado pela empresa, então atenção ao tempo.

Faça um roteiro
Com a lista cima pronta, é hora de pensar o que você selecionará para dizer no vídeo.  O seu objetivo é ser assertivo e despertar o interesse do entrevistador, então escreva em um papel o que será dito e indique quantos segundos para cada tema. O roteiro servirá como guia, jamais leia no vídeo.  Você passará soará engessado e demonstrará despreparo. Vamos supor que a empresa solicitou um currículo em vídeo de até 2 minutos. Falando sobre você e pedindo que compartilhe uma experiência que marcou sua vida profissional.

Veja exemplo abaixo:
Nome, formação e cidade atual: 15 segundos Olá! Meu nome é José da Silva Sauro, tenho 21 anos e sou aluno de Engenharia Elétrica na Universidade Estácio de Sá (Estácio), estou no 8º semestre e estudo de manhã.  Moro na cidade de São Paulo, bem pertinho de uma estação de metrô. Experiências profissionais: 45 segundos
Eu tive a oportunidade de fazer estágio em duas empresas.  O meu primeiro estágio foi na empresa X, na área Y. Em 1 anos de estágio consegui realizar isso e aquilo e foi muito relevante para minha formação enquanto profissional, inclusive me ajudou a conquistar o segundo estágio, que foi na empresa J, onde fiquei 2 anos.
Na J eu aprendi muito sobre isso, isso e aquilo e trabalhei no projeto ABC, fazendo isso, isso e aquilo. Infelizmente a empresa não abriu uma oportunidade de efetivação na área N, que é a pretendida por mim no momento. Experiência que marcou vida profissional: 20 segundos No intervalo entre um estágio e outro, realizei um curso de ABC na Associação XYZ e conheci muitos profissionais da área N.  Aprendi muito sobre essa área e fiquei muito interessado, isso me levou a pesquisar bastante coisa a respeito, e quanto mais aprendia sobre a área, mais curioso ficava.  Foi após esse curso que decidi ser um engenheiro eletricista da área N.

Interesses e experiências relevantes: 10 segundos
Também no intervalo entre um estágio e outro, viajei para o Nordeste com minha família a lazer e aproveitei para visitar as usinas de energia eólica C, D e E porque gosto muito da temática de energias renováveis.

Encerramento: até 30 segundos
Eu sou uma pessoa tranquila, gosto de jogos de tabuleiro e online, de ler não-ficção.  Participo de fóruns de discussão sobre Engenharia online, a maior parte desses fóruns é em inglês, o que me mantém sempre atualizado na língua estrangeira e técnica.  Bem, vou ficando por aqui.  Estou muito interessado nessa vaga de estágio e espero estar dentro do perfil buscado por vocês.  Até a próxima!

Escolha um cenário
Agora com o roteiro em mãos chegou a hora de montar o cenário.  Escolha uma parte da sua casa que não tenha muitos objetos que possam aparecer ao fundo, nada além de você precisa chamar a atenção do entrevistador.  A fonte de luz precisa estar a sua frente, de forma que o seu rosto fique bem iluminado para que o selecionador consiga te ver bem.  Não grave de costas para janela aberta nem com iluminação baixa.

Treine
Releia o roteiro do seu currículo em vídeo e treine (sem ler) várias vezes contando o tempo.  Uma boa dica é usar um espelho para que você veja suas expressões e postura enquanto fala, inclusive testando as peças de roupa que você pode usar no vídeo.  Teste a qualidade da câmera, o alcance do microfone, a altura da cadeira e o limite de movimentação para não sair do plano da câmera.

Não faça uma edição ruim
Caso seu vídeo precise de edição e você não tiver o domínio de alguma ferramenta, não arrisque.  Peça a algum amigo que saiba editar bem ou tente fazer o vídeo em uma tomada só, para que não precise de edição.

Mostre para amigos
Após finalizar a gravação, mostre o vídeo para seus familiares e amigos e peça um feedback sobre as informações, velocidade da sua fala e demais aspectos.  Considere refazer caso receba mais críticas que elogios.

Maria Fernanda Alves
Formada em Psicologia, foi selecionadora por mais de 5 anos e já ajudou muita gente a conseguir o estágio ou emprego dos sonhos.  Agora trabalha para que “Educação Para Todos” deixe de ser slogan e vire realidade .

Hits: 44

Vagas e Artigos!

Receba as melhores vagas e artigos direto no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *