Um processo seletivo começa antes da entrevista

headhunter

 

Entrevistas são momentos de avaliação, mas não pense que existem respostas certas ou erradas, como em uma prova onde o gabarito é entregue ao final do exame.

Entrevistas conduzidas profissionalmente são uma maneira de avaliar a aderência do profissional ao perfil que o Headhunter busca.

Um processo seletivo começa antes da entrevista, com o que chamamos de alinhamento de perfil, que é de maneira didática, uma reunião entre o Headhunter e o futuro gestor do profissional a ser contratado. Neste momento são detalhados todos os conhecimentos e experiências requeridas para a posição.

Além disso, há outras perguntas importantes que ajudarão a definir quem será o profissional contratado, tais quais:

===> Esta posição é nova ou é uma reposição?

===> Se for uma reposição, por que o profissional anterior não ficou na posição?

===> Alguém na equipe atual almejava esta posição? Ainda almeja?

===> Poderá haver uma competição interna?

===> Como é o ambiente da empresa: formal ou informal?

===> Muito ou moderadamente competitivo?

===> Com muita ou pouca interface com o exterior?

===> Com ou sem viagens freqüentes?

===> Carga horária exigida do executivo a ser contratado. Inclui finais de semana? Conferências com fuso horário de 10 horas ou mais?

Por isto que durante as entrevistas o Headhunter, além de checar conhecimentos técnicos e as passagens profissionais do profissional, também faz perguntas de checagem de perfil. E elas não têm respostas certas ou erradas.

Pode ser que o cliente do Headhunter busque um profissional informal, que posso viajar internacionalmente 60% do seu tempo e que goste de trabalhar em um ambiente interno altamente competitivo.

O Headhunter poderá entrevistar profissionais que não querem frequentemente pegar voos para Taiwan em um Sábado ou Domingo à tarde, para estar na segunda realizando reuniões de negócios. É possível ainda entrevistar profissionais que não gostam de trabalhar em ambientes extremamente informais. Outros ainda preferem ambientes de alta cooperação a de competição interna.

E mesmo podendo ser excelentes profissionais, eles não serão considerados para a posição em questão porque o perfil deles não está alinhado ao que o cliente quer.

Por isto, se você busca um emprego? com a sua cara? e no qual você vai adorar trabalhar? É melhor ser o mais transparente e verdadeiro possível com o Headhunter em sua entrevista.

Assim, com maior probabilidade, ele lhe apresentará para um cliente cujas necessidades são os seus anseios profissionais.

Fonte: Marcelo Cuellar – Você S/A

36
Viram esse artigo

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn